terça-feira, 29 de março de 2011

Parabéns Curitiba!

Nasci aqui e passei boa parte da minha vida aqui. Vi, nesses quase 56 anos de vida, muitas mudanças acontecendo na cidade, que não sei bem ao certo porque, era conhecida como "cidade sorriso".
Certamente não pela simpatia das pessoas que moram aqui. Aliás, na minha opinião, esse é o único reparo que eu faria a essa cidade tão agradável de viver.
Temos a fama de nos considerarmos acima da média brasileira em tudo, mas é só fama...
Curitiba tem sua personalidade própria inclusive no sotaque arrastado. A velha frase vale como exemplo: Lêitê quêntê, dói o dêntê. Temos também um vocabulário diferenciado em algumas palavras incomuns, por exemplo, piá, vina, raia e outras.
Uma cidade humana e humanizada, gentil e por incrível que pareça, acolhedora. Assim é a minha Curitiba, terra de muitas gentes.
Terra do Leminski, do Lápis, do Jaime Lerner, do Oil Man, da falecida Gilda, do Museu Itinerante dos Botões e do Bike Night... Terra do Largo da Ordem e seus bares, de Santa Felicidade e sua gastronomia italiana... Terra dos parques maravilhosos, como o Barigui, Tingui, Tanguá e tantos outros.
São tantas lembranças e tão ricas, que eu poderia passar o dia aqui escrevendo.
Entretanto a minha maior prova de amor a essa cidade, foi quando estava morando em Alberic, na Espanha. Eu sentia falta do cheiro da cidade!
Ainda gosto de caminhar no inverno, sentindo o ar frio entrando pelas narinas, à noite e pela manhã pisar a geada na grama e ouvir o gelo quebrando.
Lembro de uma frase deixada por alguém em um muro da cidade que exprime com precisão esse sentimento pela cidade e seu característico frio no inverno.
"Curitiba, nas tuas manhãs respiro a bruma das nuvens que dormiram com você!"
Parabéns minha querida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário