quarta-feira, 30 de março de 2011

Vaidade!

Não sou de repetir posts, mas esse de hoje no blog do Original Bike Night (http://originalbikenight.blogspot.com), vale a pena. Confiram:

Há alguns anos atrás assisti um filme muito bom, que fez um grande sucesso na época, "O advogado do diabo". O filme, muito bem dirigido e com grande elenco, provocou em mim algumas reflexões, a partir de uma das cenas finais, em que o diabo se confronta com o advogado.
Na cena mencionada o diabo pergunta ao advogado, se este sabia qual era o seu pecado preferido. O advogado diz não saber e o diabo arremata - "a vaidade".
Fazendo uma breve reflexão sobre o assunto, não é difícil reconhecer a potencial destrutivo da vaidade. É através da vaidade, que políticos se corrompem, é através da vaidade que muitas pessoas sofrem injustiças e é através da vaidade que temos essa vontade de "ter" ao invés de "ser".
O  que isso tem a ver com esse blog? Simples! Cabem aqui algumas perguntas: Porque precisamos ter 2 ou mais carros na garagem?
Porque não usamos a bicicleta para ir trabalhar, ou passear?
Porque temos sempre que criticar a inoperância da humanidade, com relação à nítida degradação da natureza, se não fazemos a nossa humilde parte?
O fato é que não existe até o momento em que escrevo este post, uma alternativa viável de transporte auto-sustentado, como a bicicleta. Só mesmo caminhar.
O trânsito de Curitiba e tantas outras cidades, é no mínimo caótico e as soluções encontradas, muito mais ainda. Para poder dar vazão aos milhares de carros que circulam por dia nas ruas, muitas vezes com um único passageiro, as alternativas são estreitar calçadas, alargar avenidas e cortar praças ao meio, a exemplo do que fizeram na pracinha do Batel, fazem alguns anos. Essas são soluções absolutamente analgésicas, pois não resolvem o problema, apenas aumentam ainda mais.
Sou a favor do alargamento das calçadas, sou a favor da extinção do trânsito no anel central. Acabem já com as ruas! Transformem já em calçadões!
Afinal a cidade é do cidadão, ou do carro do cidadão?
Quantos Tsunamis ainda veremos, quantos terremotos e "El Niños e La Niñas" teremos que presenciar?
Até quando poderemos tirar o espaço das pessoas para caminhar, em detrimento dos carros, que além de consumirem o petróleo, que é um recurso natural não renovável, poluem e causam os engarrafamentos nas grandes cidades?
Quando é que, finalmente vamos parar de reclamar contra a poluição e o caos no transito e fazer pelo menos a nossa parte?
Quando é que vamos entender que a vaidade, é uma coisa vazia, que não serve para nada, além de ser um pecado preferido?

Bom dia!

Um comentário: