segunda-feira, 28 de março de 2011

VI Congresso das Associações de Parkinson

Acabo de receber a confirmação do convite feito pela APASC - Associação de Parkinson de Santa Catarina, para participar do VI Congresso das Associações de Parkinson, nos dias 4, 5 e 6 de maio próximo.
Será uma grande oportunidade de passar a minha experiência de convivência com a doença, tendo como ponto de apoio a bicicleta.
A atividade física para o parkinsoniano, é fundamental para manter a musculatura flexível. O resultado do exercício fisico, além da flexibilidade muscular é a liberação de várias substâncias a nível cerebral, inclusive da dopamina.
A dopamina é um neurotransmissor, que passa a ser liberado em quantidades cada vez menores no parkinsoniano, causando a rigidez muscular, os tremores e o estado depressivo. A complementação da quantidade necessária de dopamina no parkinsoniano é feita por medicamentos de uso contínuo.
Na minha opinião, quanto menor a quantidade de remédios que temos que tomar, tanto melhor para nós mesmos, portanto se meu organismo ainda pode produzir dopamina naturalmente, por que não aproveitar?
Minha receita para estar de bem com a vida e com a doença é sem dúvida, atividade física! 
Faça o que consegue, sem colocar desafios ou objetivos maiores do que pode atingir. Vá conquistando e saboreando suas pequenas vitórias diárias.
Com o tempo e a sua persistência, você verá os resultados!


Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário