sábado, 20 de novembro de 2010

Quem são eles?

Existe no mundo materialista a crença de que quantidade significa riqueza, opulência ou mesmo um bom sinal de prosperidade. Pois estou para lhe dizer algumas verdades que tenho vivenciado, ao longo desses 55 anos, já dobrando a caminho dos 56. Ilusão é o que nos cerca...
Ilusão é uma arma poderosa. Os norte-americanos são mestres em ilusionismo. Me recordo que há muitos anos passados, eu estava quase embarcando para ir viver um período em Nova Iorque e, por curiosidade assisti na extinta TV Manchete, um belíssimo documentário chamado "América". O documentário, muito bem produzido, aparentemente sem tendências, enfim jornalismo sério, trazia uma América dos Estados Unidos, nua e crua.
Um dos assuntos que me chamou mais a atenção foi justamente esse - a ilusão norte americana, ou seja a forma toda própria que eles têm de criar uma porção, um quadrado de 4x4 metros, extremamente verde, um gramado sintético, de plástico, no meio da aridez do deserto de Nevada. Prático, não precisa molhar, não cresce mato e nem precisa cortar - ilusão. 
Uma outra coisa passou a me incomodar, já vivendo lá, eram coisas que se encontrava no supermercado, como por exemplo bandejas de "crab meat" (carne de caranguejo). Uma ao lado da outra, com marcas diferentes e preços incrivelmente diferentes. Um dia parei para ler os rótulos de uma e de outra. Logo percebi mais um truque dos americanos. De cara vi em uma das embalagens "made with real crab meat" (carne de caranguejo de verdade) enquanto a outra, mais barata levava na composição farinha de peixe, farinha de trigo e alguns outros acidulantes, aromatizantes e outros pequenos "tricks" - ilusão.
A ilusão nos cerca a todo momento e é preciso estar atento. Não paranóico, mas atento.
Por algum tempo me iludi acerca de meus amigos, achava que tinha muitos, e tinha muitos "amigos". Mas isso era no tempo do Bike Night bombando, dos passeios de cicloturismo bem sucedidos e da popularidade que eu tinha na época.
Com as mudanças na minha vida, duras e irrevogáveis, passei a contrariar a crença de que quantidade é igual a riqueza - ilusão!
Amigos como os que tenho, verdadeiros, raros, poucos graças a Deus, são preciosidades de que não abro mão. Vou até o inferno chutar a bunda do capeta pelos meus amigos, os que ficaram. Eles sabem quem são, sem dúvida. Não é preciso citar nomes.
Declaro de hoje em diante, mais uma data festiva no meu calendário particular. Dia 21 de novembro, domingo - Dia dos amigos do Robertão!

Saúde a todos!

2 comentários:

  1. Belo post... concordo sem pestanejar... amigos são poucos e raros e no meu caso infelizmente MORREM CEDO (perdi 2 amigos muito jovens) e vejo os malas, os chatos, alguns FDPs vivendo trocentos anos, então vale a máxima... VASO RUIM NÃO QUEBRA

    ;-p

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberto! Fico feliz de ver que continuas escrevendo e bem!!Não comenteios outros post pk só hoje vim aqui! Tinha saudades de ler o que escreves!!
    Boas vibrações e beijinhos para o Robertão!!que considero meu amigo!!

    ResponderExcluir