sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Viver

Algumas pessoas me dizem:
Roberto, você é um exemplo de determinação.
Tá. Me sinto lisonjeado, mas freqüentemente outra questão me vem à cabeça - E eu tenho outra escolha?
Aparentemente, eu disse a-p-a-r-e-n-t-e-m-e-n-t-e, não pedimos para nascer, mas uma vez nascidos, temos que dar conta do recado.
Qual é o sentido de acreditar que essa é uma existência unica? Nascemos, morremos e vamos para o "céu". Essa baboseira, faz muito tempo que eu não "engolo", como diria o saudoso cacique Juruna. Que Tupã guarde sua alma!
Acredito sim, numa longa e penosa jornada de aprendizado. Dura, desanimadora, injusta às vezes e "aparentemente" inglória.
Continuo assim mesmo, espanholamente teimoso como sou, acreditando que existe um único sentido nisso tudo - A Evolução!
Sou determinado, porque aprendi com certa facilidade a ser assim, porque determinação está em mim, quer eu queira ou não. Todos nós temos esses "quer queira ou não". São brindes, coisas gratuitas, cedidas generosamente pela Grande Força Organizadora de todos os universos, para tornar nossa jornada mais fácil, ou um pouquinho menos dolorosa, desde que saibamos usá-la.
Descubra qual é esse presentinho que o Universo lhe deu. Lógico que você deve ter algo assim, não que seja necessariamente determinação.
Tá, tá, tá... E dai?
Dai que quando você descobre isso, essa coisa fica tão grande que não dá para guardar dentro de você. Por exemplo, se eu fosse um cara como Hitler, em vez de ficar matando judeus, iria matar os carros, os ônibus os caminhões e OBRIGAR o uso da bicicleta. Sim senhor, iria obrigar. Radical mesmo. Utópico? Absolutamente! Que seria de nós se não sonhássemos? Pararíamos de evoluir...
O que aconteceria? A belíssima frase do grande ciclista Antonio Olinto, pelo qual tenho imenso respeito, seria matemáticamente comprovavel. 
Qual é a frase?
"Só tem a real dimensão do tempo, aquele que segue a pé, no máximo de bicicleta. O resto, é pressa."
Não é profundamente utópico e poético?
Voltando ao ser um exemplo de determinação... Não sei se sou exemplo, mas certamente sou determinado.
A determinação me trouxe a quase 31 anos de diagnóstico de parkinson. A mesma determinação que me levou a pedalar de Curitiba a Porto Alegre, para mostrar às pessoas, que é possível sim.
Nâo sou um super herói, sou apenas um aprendiz da vida que não tem escolha. Ser determinado, ou morrer.
Sou muito covarde para morrer!


Boa noite e bom findi!

Um comentário:

  1. Ehehhehe!!Determinado ou não!! Vences todos os dias!!
    «Morrer sim!!Mas como as árvores,de PÉ.»

    Um beijo do tamanho do Universo

    ResponderExcluir