terça-feira, 22 de março de 2011

Teimosia!

Com sangue espanhol correndo nas veias e do signo de Leão? Como posso dizer que não sou persistente, para não dizer teimoso...
Continuo aqui do meu cantinho sempre rosnando e defendendo o que tenho por princípios e o que considero correto. Não sou de sair fazendo estardalhaço e nem de gritar pela consciência global. Tenho meu estilo próprio.
Uma das coisas que acredito com convicção é o uso da bicicleta como forma de ganhar saúde e economizar a natureza. E vocês sabem que eu sou a prova cabal de que bicicleta é saúde.
Li há pouco um belíssimo post no blog "voudepeta.blogspot.com", escrito pelo amigo Paulo Pegorini, sobre a estigmatização da figura do ciclista. Paulo observa com precisão essa questão de "rotulagem" na sociedade. Por exemplo, o cara anda de bike porque é pobre e não consegue, nem ao menos comprar uma moto.
Isso segue muito além do rótulo...
Para os motoristas, de um modo geral, o ciclista é aquele cara que devia andar de bicicleta em outro lugar, não na rua. Na rua ele atrapalha o trânsito!
Acontece que ciclistas como eu, que usam a bicicleta como meio de transporte, precisam usar as ruas também. Vou além... De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, as prioridades de preferência no trânsito, são pela ordem, os pedestres, os ciclistas, os motociclistas, automóveis e finalmente caminhões e ônibus. Portanto, temos que fazer valer nosso direito de não levar "fininhas" dos motoristas. Raramente perco a razão, sou daqueles que gostam de resolver suas pendengas pacificamente, tanto quanto possível.
Tenho para mim, que uma boa chamada à consciência funciona melhor que uns bofetões e até mesmo tiros.
Quando levo um fechada mais séria, procuro manter a calma e se puder alcançar o infrator, alcanço e lhe pergunto se ele(a) faria o mesmo se fosse seu filho que estivesse sobre a bicicleta. Costuma funcionar comigo!
Outro problema quanto ao uso da bicicleta, é que o governo não incentiva o uso. Sabe porque? Porque bicicleta só gera imposto no ato da aquisição, ou seja míseros IPI e ICMS. Não tem seguro obrigatório, não tem IPVA, nadica de nada!
Isso talvez seja a pior condição para que a bicicleta ganhe seu espaço merecido de meio de transporte auto-sustentado.
Enquanto o sonho de ver as pessoas ganhando mais saúde e socializando-se melhor, não acontece, continuo aqui no meu cantinho rosnando...


Boa tarde!

2 comentários:

  1. É roberto temos que rosnar mesmo...
    Já me mandaram sair da rua pois nao pago o IPVA, e nem adiantou citar o codigo, o cara era um babaca.
    Pra nao ter confusao, virei a primeira rua e me mandei.
    Não adianta, se a pessoa nao teve a devida educação em casa, vai ter na rua???
    Tenhos que rezar a oração do ciclista nos abençoar e 'bora pedalar...
    Se cuide
    Aquele

    ResponderExcluir
  2. Verdade Dagu! Educação, esse tipo e educação vem de casa e pode ser traduzida em uma só palavra que é a base da boa convivência - RESPEITO!

    ResponderExcluir