segunda-feira, 3 de junho de 2013

Porque não ser diferente?

E porque não... ser diferente?

Quando eu era criança, com cerca de 9 anos, geralmente íamos passar as férias em uma pequena cidade do interior paulista, onde moravam meus avós. Era a oportunidade anual de rever os primos, os tios e os avós. 

Minha mãe ficava sempre na casa dos avós, e eu ficava circulando com minha mochilinha de roupas e coisas de uso pessoal, entre a casa dos primos.

Para ir da casa dos avós até a casa de uma das primas, eu tinha que seguir sempre em frente por uma rua que se chamava “Rua Boiadeira”. O nome da rua não foi dado ao acaso. Recebeu este nome porque era por ali que passavam as boiadas que muitas vezes vinham de outras cidades e se dirigiam ao matadouro municipal.

O meu receio era encontrar com uma dessas boiadas passando enquanto eu fazia o trajeto.

Um dia aconteceu. Eu já estava próximo da casa da prima e um dos bois se desgarrou, tentando fugir do rebanho. Não me lembro ao certo como era esse boi, mas para mim era muito grande e ameaçador. Vinha em disparada na direção que eu ia seguindo. Subi em um muro alto, o mais rápido que pude e o boi passou por onde eu estava correndo para a sua liberdade seguido por dois boiadeiros a cavalo. O que aconteceu depois com o boi eu não sei. Mas esse fato marcou para mim, não pela fuga em si, mas pelo fato de todo o rebanho seguir a passo lento para o matadouro, enquanto aquele boi em especial decidiu por si mesmo que todos os outros do rebanho estavam errados e seguiu sua vontade.

Nós que temos a Doença de Parkinson sabemos que a nossa tendência é nos recolher dentro de nós mesmos, como uma espécie de de proteção, ou fuga … A pergunta que faço é:

Porque tem que ser assim da forma que a doença nos induz a ser?

Em outro artigo publicado antes de ontem, escrevi sobre a diferença entre aceitação e resignação.

Resignação é aceitar sem outra possibilidade... É saber que está sendo conduzido para o matadouro e não fazer, nem ao menos tentar lutar pela vida...

Por que não ser diferente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário