segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE!

Existe a crença de que a primeira vez é inesquecível. Eu diria que essa é uma verdade parcial. Minha primeira viagem de bicicleta, se eu fosse considerar a experiência, jamais subiria em bicicletas de novo na vida.
Naqueles dias Mr. Parkinson era um ilustre desconhecido ainda e a minha cabeça cheia de música, garotas a conquistar e sonhos a realizar. Era um pequeno fedelho, pensando ser um grande fedelho.
De uma maneira extremamente sutil, apareceu na minha mente uma bicicleta de marchas. Era assim que eram conhecidas as bicicletas, na época em que nem as saudosas Caloi 10 existiam. As de marchas e as sem marchas.
Saí em busca do sonho da bicicleta de marchas. Achei e comprei com algumas economias que tinha.
Era um sonho! Uma Caloi Sprint de 5 marchas! Guidão olímpico, que logo foi substituido por um de speed, para deixá-la mais atrevida. Como era usada, ganhou uma bela pintura azul metálica, pintada pelas mãos hábeis do mecânico do Cicles Guarize, que inclusive tem a nossa doença. Um grande mecânico de bicicletas, além de grande figura humana. Ganhou também um comando de câmbios Campagnollo, daqueles ainda de fixar no quadro. Pneus e câmaras novas, e pedais de "barquinho" próprios para se colocar "pedaleiras".
Pronta a bicicleta, uma verdadeira belezinha, precisavamos, eu e ela, de uma "estréia" à altura.
Pensei muito no assunto, tendo inclusive comentado com amigos. De um deles, já não me recordo qual, saiu a idéia de ir para Guaratuba, no litoral do Paraná.
Achei que a viagem condizia com a importância da bicicleta e sem pensar mais comecei a planeja-la.
O primeiro passo foi levantar as necessidades. Imagine só quais eram as que passavam pela minha cabeça na época. Fui ao supermercado próximo de casa e encontrei um maravilhoso aparato para minha viagem. Um utilíssimo 3 em 1, composto de um rádio AM, lanterna e buzina, para adaptar no guidão da bicicleta. Comprei sem pensar mais. O preço era uma pechincha e a utilidade do 3 em 1, inquestionável. Como eu poderia viajar, sem ao menos um rádio AM? E como faria sem a utilíssima lanterna à noite? A buzina então, certamente dispensa qualquer justificativa. Ora uma buzina... É uma buzina, bolas! Era tudo o que eu precisava, afinal ninguém estava pensando em furar pneus e consequentemente, não havia necessidade de levar câmaras de reserva, nem mesmo chaves para tirar a roda da bicicleta... O que? Bomba de encher pneu? Para quê? Não acabei de dizer que não pretendia furar pneus? Ora...
A data escolhida foi uma sexta feira e a hora, meia noite. Claro! Estrada vazia, luz do luar... Certamente estaria em Guaratuba, no máximo, aí pelas 6 da manhã. Chegaria, tomaria um banho de mar e pegaria o "bumba" de volta para Curitiba.
Porém... Sempre há um porém... Cometi o deslize imperdoável de comentar com o Xani, uma mala sem alça, sem rodinhas, de papelão em dia de chuva. Daquelas malas duras de carregar mesmo! O Xani ficou encantado com a idéia, para o meu desgosto.
Percebi a besteira que estava fazendo, enquanto ainda contava os meus planos para ele. À medida que ia lhe contando, percebia um estranho brilho aumentando em seu olhar. Pressenti naquele olhar, a merda acontecendo, perdão, A MERDA ACONTECENDO! Com maiúsculas mesmo!
- Eu vou junto! Pô Coelho, você é meu chapa! E depois andar só na estrada, mesmo de madrugada, é complicado.. Ô Coelho... Disse a mala.
- Xani, não dá meu! Você nem bicicleta tem! Retruquei esperançoso e feliz por ter achado um argumento imbatível...
- Mas eu vou arranjar, Coelho. Nem que eu pegue a da minha prima. Não vou te deixar na mão, meu amigo, fique tranquilo! Voltou ele à carga.
(Me deixar na mão? Como assim? Me deixar na mão? Não podia acreditar nos meus ouvidos...)
Vi a minha viagem inaugural, afundar como o navio que tem o casco quebrado pela garrafa de champanhe, no momento de seu primeiro lançamento ao mar...

(continuo amanhã)

Intés

Um comentário:

  1. Ah Roberto....tava intrigada lendo sua história e agora só amanhã? rsrsrs...então tá...amanhã cedo será a primeira coisa que irei fazer é abrir seu blog hehehehe....até +

    ResponderExcluir