segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A serpentivia da linha verde em Curitiba

Serpentivia é um nome mais do que adequado à ciclovia da Linha Verde em Curitiba.
A Linha Verde é uma espécie de via rápida que liga o norte da cidade de Curitiba ao sul da cidade. Por ela circulam os ônibus bi-articulados, o metro de superfície criado pelo urbanista, ex-prefeito e ex-governador do estado, o competente Jaime Lerner.
Grande urbanista, Lerner fez escola em Curitiba. Revolucionou a cidade implementando suas idéias criativas. O sistema integrado de transporte coletivo que é até hoje copiado por outras cidades, é uma delas. Este sistema permite que o usuário percorra a cidade inteira, pagando apenas uma passagem, fazendo transbordos e conexões nos diversos terminais, criados exclusivamente para esta finalidade.
Entre as revoluções implantadas por Lerner, existe um órgão chamado URBS, que cuida da urbanização de Curitiba.
Na URBS, algum urbanista absolutamente sem noção do que é uma ciclovia, criou na Linha Verde, uma serpentina, a que chamam de ciclovia.
Uma ciclovia, do ponto de vista da praticidade, deve ser de fácil acesso, ligar dois ou mais pontos da cidade com rapidez, ser segura e bem iluminada, para os que a utilizam à noite.
O urbanista que planejou a ciclovia da Linha Verde, deve ter faltado à aula em que máxima da geometria - "a linha reta é a menor distância para a ligação entre dois pontos", foi explicada.
Passei por lá hoje e afirmo que a ciclovia é absolutamente ridícula, fora de propósito e irritante para andar de bicicleta. Tirei algumas fotos que mostram o tamanho da besteira feita.
Além de não resolver o problema do trabalhador que se desloca de bicicleta, a ciclovia, não serve nem para se caminhar por ela, andar de skate ou roller.
Uma vergonha...
Deviam no mínimo consultar os ciclistas que utilizam o trecho, para fazer algo mais prático e funcional. Mas como sempre acontece, o senso comum é que "bicicleta é meio de transporte de pobre, que não tem poder aquisitivo, nem para comprar um carro".
Eita brazirzinho!!!

4 comentários:

  1. É meu amigo Roberto, poderíamos ficar enumerando erros por horas e horas, ou melhor, escrevendo por linhas e linhas. Basta olhar o exemplo de Bogotá, aui na vizinha Colômbia. Enquanto não houve um prefeito que administrou a cidade para a maioria populacional, e não para a minoria econômicamente abastada, Bogotá era entregue a marginalização de sua população. Ouvi algumas afirmações muito inteligente dele, e uma que ficou bem armazenada na memória, é que se tu comprares um traje Armani, o estado não tem de garantir o armário para ele, portanto, se tu comprares um carro, também não é função do estado garantir o estacionamento. O dia, em que um prefeito, com as qualidades que esta cargo exige, acabar com o estacionamento ao longo das canaletas desta cidade, para implantar uma ciclovia, como uma ciclovia deve ser, sinalizada e isolada do trânsito, aí poderemos olhar para frente e dizer: -Estamos olhando e caminhando para a direção certa!
    Enquanto isso não acontece, nos obrigamos a sermos contraventores pedalando pela canaleta, na contramão! Sou um contraventor impulsionado pela falta de compromentimento do governo com a população!

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  2. PELO MENOS TEM PQ SÃO PAULO NEM ISSO TEM....RSRSRS

    Abrçs.
    Bruno JP Teixeira - O Portuga
    http://brunojpteixeira.blogspot.com/

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  3. Aquela ciclovia é só pra "cumprir tabela" e dizer que tem uma ciclovia ali... poderia ser bem melhor...

    JOPZ

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  4. Verdades! O problema é semelhante a, usando o exemplo do Paulo, mandar fazer um terno no açougue... Sem comentários!

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