terça-feira, 12 de março de 2013

A professorinha

Abri minha oficina de bicicletas pronto para mais um dia de trabalho. Macacão e o cheiro da oficina... Trabalho! Bicicletas para desmontar e montar, consertar e pintar criando a possibilidade de gente voltar a pedalar...

Ela veio arrastando uma perna, com o braço esquerdo encolhido e a coluna meio torta para manter o equilíbrio. Tinha um jeito de andar muito característico, a marcha própria de alguém que tem algum problema neurológico. Na verdade me disse qual era, mas já não me lembro mais, tantos anos se passaram...

Contou uma história de superação... Contou que nunca se casara e que tinha se formado professora apesar de toda dificuldade de locomoção. Contou do preconceito das pessoas... Contou um dos seus sonhos... Pedalar uma bicicleta...  

Aquela frase - "moço, meu sonho é pedalar em uma bicicleta", me tomou o coração inteiro...

Não podia imaginar como aquele corpo, com aquela marcha tão diferente poderia se manter equilibrada sobre uma bicicleta.

A solução para isso ela mesma já tinha encontrado. Pesquisando na internet, ela descobriu um fabricante de triciclos em São Paulo. Bicicletas especiais para desabilitados. Mesmo assim, suas necessidades iam além do que o triciclo podia oferecer. O triciclo oferecia a solução para o equilíbrio em duas rodas, mas não para o seu braço esquerdo tolhido pela lesão cerebral.

Prometi a ela que iria achar uma solução e que ela iria realizar seu sonho. Um novo desafio pela frente me movia. Como fazer uma bicicleta segura e eficiente para aquela professorinha pedalar...

Entrei no site do fabricante vi as especificações do triciclo e encomendei um para trabalhar no sonho daquela pessoa que se revelou tão especial.

Trabalhamos como pudemos com os recursos que tínhamos eu e o Luan, que  me auxiliava na oficina. Sobrava um tempinho e lá íamos nos trabalhar no triciclo. Parecia um triciclo normal à  primeira vista, mas um olho um pouco mais atento iria de cara observar na dianteira da bicicleta pinças de freio duplas, na frente e atrás do garfo, com um comando único de frenagem para a mão direita. Essa foi uma das adaptações que fizemos.

Qualquer esforço é válido quando o objetivo é nobre... Tivemos recompensados a nossa dedicação quando vimos da porta da oficina ela alegre, como uma criança que acaba de ganhar um presente, pedalando seu sonho.

Apareceu no outro dia para agradecer.

E foi embora pedalando o seu sonho...

2 comentários: