domingo, 19 de dezembro de 2010

A paixão

Alguns tubos de alumínio,molas, parafusos e porcas, borracha, alguma coisa de plástico e varetas de aço. Esse é basicamente o material empregado na construção de uma bicicleta. Uma incrível espécie de mágica acontece com essas peças todas organizadas e unidas umas às outras. Não estou me referindo à coisa física, ao objeto chamado "bicicleta". Posso ir além do objeto, tamanha é a minha gratidão por esse amontoado de peças.
Lembro-me ainda da primeira - uma Monark Centrum feminina, com freio contra-pedal, pesada e resistente, comprada da filha de um vizinho por meu pai, como prêmio por ter passado do segundo para o terceiro ano primário.
A velha Centrum me trouxe as primeiras pequenas alegrias e os primeiros ralados nos joelhos...
Depois veio a Caloi 66, belíssima, zero km... A Caloi Sprint de 5 marchas... Algum tempo afastado das bicicletas, até que os primeiros sintomas da doença, muitos anos mais tarde, me fizeram partir para uma Monark Barra Circular para ir trabalhar.
A grande paixão no entanto, foi inflamada por uma Fischer que fez a minha iniciação definitiva no cicloturismo. Daí em diante nunca mais parei.
GT, GTS, Pro Shock, Specialized, enfim foram tantas e tão coloridas, tão apaixonantes, me trouxeram tantas coisas boas e me levaram a tantos lugares com tantos amigos...
Viagens inesquecíveis, lugares secretos impossíveis de ir com outro meio de transporte...
Tudo isso junto, sou eu, o Roberto Coelho, um cara apaixonado por bicicletas, pelo muito que fizeram por mim.


Bom domingo

Um comentário:

  1. Acho que além dos materiais que vc citou, tem os "ingredientes secretos" que só aparecem qdo vc tira a bike da garagem e sai pra pedalar... diversão, aventura entre outras coisas... MAS ISSO SÓ PEDALANDO,USAR A BIKE DE VARAL NÃO FUNCIONA... eu já tive umas duas bikes assim... varal de tapete velho e decoração de garagem... uma foi furtada e a outra doada.

    JOPZ

    ResponderExcluir