domingo, 5 de dezembro de 2010

Parkinson e pressa...

Boa noite!


Estive refletindo sobre um assunto que me chamou a atenção - "parkinson x ansiedade x hiperatividade".
Partindo do princípio que o corpo envia mensagens ao cérebro e essas mensagens são interpretadas ou não, de acordo com a nossa "conveniência", podemos pensar que quando o corpo nos fala que estamos hiperativos, ou em estado de grande ansiedade e não ouvimos, ou não queremos ouvir, ou perceber, existe uma grande possibilidade de desenvolvermos sintomas de parkinson.
Um dos sintomas da doença é a lentidão de movimentos - uma resposta óbvia dada pelo corpo, quando não queremos, ou não podemos ouvir esses recados.
Essas reflexões me vieram à mente hoje, um domingo chuvoso, com absolutamente nada para fazer e muito para pensar.
Foi nesse clima de "dolce far niente" que estendi a rede na varanda e me dei conta do quanto é bom ficar relaxado e não fazer nada a não ser dormir ouvindo o barulho gostoso da chuva. Uma delícia... Durante o dia todo repeti a dose umas 3 vezes.
Conversando com a Lenice, minha querida companheira, ontem, falávamos sobre isso.  Ela me falava da minha falta de contato com a natureza. Santa Lenice!
Essas coisas do dia-a-dia ficam fermentando minha idéias... De repente a coisa toda vem em uma enxurrada de idéias. Aí não dá para não escrever.
Deitado naquela rede, dormindo e acordando, balançando e pensando, me dei conta de que há muitos anos já não me permitia fazer isso. Santa Lenice!
Deixo a você essas impressões para refletir sobre a importância de parar, ou diminuir seu ritmo, se permitir e perceber a delicada linguagem do corpo, antes que ele, rouco de tanto gritar, pare você.


Bom resto de domingo e ótima semana.

3 comentários:

  1. OPAZ, ótima reflexão... e alias o GLOBO REPORTER da última sexta falou muito sobre isso... o SLOW LIFE adotado por algumas pequenas cidades da Italia e como isso melhorou a vida de todo mundo..

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. olá meu querido!!

    e eu fiquei aqui todo o fim de semana.. vendo a neve cair com tamanha delicadeza..e escutando musica!!

    tenho tentado ser gentil e delicada com o meu corpo.. e ele agradece!!

    boa semana e bjusssssss

    ResponderExcluir
  3. Olá meu bom amigo!É verdade tudo o que escreves!!É preciso dar tempo ao corpo!!e principalmente á mente!!pois é ela que comanda!!
    Neste momento estou dando um tempo e enriquecendo a minha mente levando-a a pensar e a questionar o que li!!
    Obrigada pelo alerta!!
    Beijinhos daqui deste lado do Atlântico!

    ResponderExcluir