terça-feira, 30 de novembro de 2010

Quilometragem

Quantos limões são necessários para se fazer uma limonada? Existem várias respostas:
- Depende de quantos vão beber. Quantos vão repetir...
- Depende do gosto por mais azedo ou mais doce, de quem vai beber...
O número suficiente de limões para que a limonada fique boa, eu diria...
Quantos quilômetros uma pessoa precisa pedalar para aprender a andar com domínio sobre uma bicicleta? Muitos certamente. Aprender a pedalar é como aprender a viver, eu lhe afirmo. 
É uma atividade que nunca termina, no entanto, viver e aprender a pedalar, são coisas às quais se acrescenta um pouco mais todo dia. 
É uma soma diária de experiências, com uma diferença entre as duas atividades. Aprender a viver, depende de se ficar mais velho. Ao contrário, aprender a pedalar fica mais difícil com a idade.
A vida nos oferece todos os dias novas oportunidades de aprender a viver, algumas delas nos servem, outras nem tanto. O importante é saber que a recompensa dos cabelos brancos, da pele flacida e menos elástica, é a sabedoria de encarar a vida com outros olhos. Olhos mansos, que já viram e testemunharam muitas coisas.
Não só os olhos, mas todos os sentidos...
Aprender a brincar de viver! 
Eu sinceramente, gostaria de ter aprendido a brincar de viver. Gostaria de ter tido essa capacidade de ser mais leve, menos sério, um pouquinho mais atrevido. 
Gostaria, embora me considere uma pessoa excessivamente séria (quando não escrevo), de ter sido mais tolerante comigo mesmo e com as pessoas, mais brincalhão, menos emburrado. 
Gostaria de ter sorrido muito mais, gargalhado até a exastão, até faltar fôlego!
Por isso, de cima dos quase 56 anos, com o aprendizado que a vida tem me oferecido (que não tem sido pouco), lhe ofereço de coração, não um conselho, quem sou eu! Ofereço-lhe uma sugestão - seja condescendente, seja complacente consigo mesmo, seja seu melhor amigo. Sorria mais, dê gargalhadas até perder o seu fôlego. Viva mais...
Não espere pela Doença de Parkinson, um Acidente Vascular, ou um Infarto para se arrepender do que deixou de fazer, enquanto podia...
Seja um cara bacana com você mesmo, faça dos limões que a vida lhe dá, uma limonada no ponto certo, do jeito que você gosta, geladinha, fresca, deliciosa!


Boa noite!

2 comentários:

  1. Adoro cada vez mais tudoo que escreves!! Não gosto muito de limonada!!Mas em contrapartida adoro rir!!
    Boas vibrações e um beijinho aqui deste lado do Atlântico!!
    Bem hajas pelo que és!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Maria! Sempre um prazer lê-la também. Sua mãe como vai?
    Abraços

    ResponderExcluir