segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Zen e a melhor maneira de ter uma boa bicicleta

Estou reescrevendo nesse post um artigo meu publicado há alguns anos atrás no site da Rotaventura. Esse artigo trata do conhecimento "vivenciado" de cada peça que compõe a bicicleta e a melhor forma de comprá-la sem endividar-se.
Você está tentado a comprar uma bicicleta, mas não sabe o que fazer exatamente. Afinal as marcas são muitas e bonitas todas são quando novas.
Muito bem. Primeiramente visite lojas de bicicletas, sem pressa... Sem atropelos. Procure usar um tempo disponível, para que você não tenha que se apressar com outros compromissos.
1º passo:
Procure falar com o proprietário da loja, ou com o gerente. Essa é uma prova de confiança no lojista.
Peça a ele uma lista de peças que compõe uma bicicleta. Todas as peças! Se ele não quiser fornecer a lista, ou se você sentir que ele está lhe enrolando, siga para a próxima loja. Um verdadeiro amante do ciclismo, mesmo sendo capitalista, certamente lhe fornecerá a lista.
2º passo:
Conheça as peças que vai comprar. Eu explico. Com a lista, você irá conhecer a intimidade da sua bike. Por exemplo, existe um item chamado "cubo", do qual você nunca ouviu falar. Pois vá até a loja e peça um cubo, ou um par de cubos. De cara você vai descobrir que cubos de bicicleta, são cilíndricos! Sim senhor, cilíndricos! Conhecer as peças e onde são colocadas, por incrível que pareça, é um bom exercício para você "entender melhor" como funciona a sua nova bike.
3º passo:
Reserve em seu orçamento mensal, uma parte do que sobra para ir comprando as peças, de acordo com sua disponibilidade. Desta forma, você sai fora de financiamentos que acabam aumentando o preço final de sua bike.
4º passo:
A montagem final de todas as peças, poderá ser assistida por você, se o lojista for paciente e realmente interessado. Reserve um tempo para isso. Um sábado ou em um dia qualquer de suas férias. Você poderá testemunhar como essa maravilhosa combinação de peças frias irá lhe proporcionar tanta saúde e prazer, uma vez juntas.
5º passo:
Desfrute ao máximo sua nova aquisição. Pedale como eu e faça novos amigos. Mesmo que você receba um diagnóstico de Doença de Parkinson, poderá tentar bater meu recorde de distância percorrida após 30 anos de diagnóstico da doença... Tá desafiado! rsrs
Seguindo essas instruções você, além do mais, estará exercitando sua paciência, o que é uma virtude indispensável nos nossos dias.


Namastê!

2 comentários:

  1. ha ha ha, ótima... o cubo é um cilindro...

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Eheheh!! obrigada pelas dicas! Mas o que me levou a comentar o teu blog foi o teu novo visual,estás muito bem!!Jahman!!
    Só te falta apanhar um pouquinho mais de Sol!!! E ai teremos o verdadeiro Jahman Blessed!!
    Adorei o novo visual! Beijinho!!

    ResponderExcluir