quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ainda o Cronomet

Quando comecei a tomar remédios para a Doença de Parkinson, o primeiro medicamento foi o Prolopa 100/25, depois passei para o Prolopa 200/50.
Usei o Prolopa, por pelo menos 20 anos, o que certamente foi acumulando resíduos do medicamento no meu corpo, imagino eu.
Chegou a um ponto de ter que reduzir a dose, fracionando o comprimido em 1/8, para que os indesejáveis movimentos involuntários, as discinesias, fossem menos intensas. Mesmo assim foi um período difícil.
O Dr Paulo Jacques, meu neurologista, prescreveu então o Cronomet 200/50, um medicamento novo na época, com a mesma formulação do Prolopa, mas com a diferença da dispersão, ou absorção lenta pelo organismo. Comecei tomando 1/2 comprimido 4 vezes ao dia, associado ao Sifrol 1mg.
O resultado foi surpreendente! Voltei a ter a vida de antes e as discinesias, tornaram-se coisa do passado.
Acontece que o Cronomet, foi retirado do mercado e substituído por um breve período, pelo Duodopa, que também acabou sumindo.
A solução, obviamente foi retornar ao Prolopa e às discinesias. Existe um medicamento da Roche, o Prolopa HBS, que, a exemplo do Cronomet, é de liberação ou absorção lenta pelo organismo. O problema é fracionar as doses, já que o Prolopa HBS é encapsulado, ou seja, uma única dose por cápsula, o que no meu caso de nada adianta. É tomar e as discinesias começam, principalmente na primeira hora ou hora e meia após a ingestão.
Pensando em como resolver o problema, já que o interesse econômico da MSD não me deixou alternativa, falei com a minha amiga e farmacêutica, Carla Matsue, da Humana Farmácias Integradas, e ela gentilmente fracionará as doses do Prolopa HBS 100/25 em cápsulas de forma que eu terei metade da dose a cada ingestão da medicação. Hipotéticamente deverá funcionar. Depois lhes conto o resultado.
Agora pergunto: 
- É possível ter-se que fazer uma manobra desse tamanho, para ter meu bem estar físico assegurado?
Francamente....


Boa noite!

7 comentários:

  1. KCTA!

    além de carregar a cruz do parkison tem que ser 1 alquimista e acertar a propria medicação e dosagens... ALOKOS! QUE MUNDO É ESSE?

    A minha sugestão A LA SEXTA-FELIZ é dissolver os comprimidos na paçoquinha pra aumentar o tempo de absorção... PAÇOQUINHAS FAZEM MILAGRES.

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Paçoquinhas do Jopz! Prá que melhor que isso!

    ResponderExcluir
  3. FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO SÃO REALMENTE UMA BOA SOLUÇÃO PARA O FRACIONAMENTO

    ResponderExcluir
  4. Vejo que faz um bom tempo desde a última postagem, espero que você tenha resolvido o seu problema de fracionamento do HBS.O que você me diz do Prolopa BD?

    ResponderExcluir
  5. Tenho minha mãe que está com mal de Parkinson ela esta tomando o prolopa 100/25 a muitos anos já não está fazendo mais efeito ela tomar e 2 comprimidos por dia, ela não tem um médico só pois é pelo sus cada vez que levam ela é médico diferente e nunca aumentar a dosagem ela está cada vez pior cada dia o corpo dela esta mais duro alguém pode me ajudar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe tb tem e ela toma 5 comprimido por dia. 7hs, 11hs, 15hs, 19hs e 23hs

      Excluir
  6. Tenho minha mãe que está com mal de Parkinson ela esta tomando o prolopa 100/25 a muitos anos já não está fazendo mais efeito ela tomar e 2 comprimidos por dia, ela não tem um médico só pois é pelo sus cada vez que levam ela é médico diferente e nunca aumentar a dosagem ela está cada vez pior cada dia o corpo dela esta mais duro alguém pode me ajudar .

    ResponderExcluir