sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Bike night ontem

Para os que não o conhecem, é meu filho. O Bike Night é um passeio ciclístico noturno que acontece há mais de 10 anos em Curitiba, cria minha sim senhor!
A idéia surgiu numa fria tarde de sexta feira em junho de 2.000. Eu trabalhava e, com frio comecei a pensar o que seria bom para esquentar. Logicamente bicicleta!
Convidei 3 ou 4 amigos e saímos do Jardim Botânico com direção incerta e decidida conforme o desejo, ou não de subidas. Direção incerta mas final certo - pizzaria!
O pedal foi ótimo e a pizza também. Decidimos repetir a dose na sexta seguinte.
Assim foi por alguns meses. Com o tempo começaram a surgir novos "passeadores" vindos de outros bairros e por questão democraticamente decidida, passamos a sair da frente do Shoping Müller. 
Um ano passou e fomos descobertos pela imprensa, que fez uma matéria divulgada na TVE. Dai a coisa cresceu mesmo. Ganhou parcerias do SESC e depois da Prefeitura Municipal que coordena até hoje o passeio.
Do Bike Night tenho o orgulho de ser criador e condutor por 7 anos consecutivos. Foram 317 edições sob meu comando, movimentando ciclistas suficientes para encher cerca de 630 ônibus de 50 lugares. Percorremos nas 317 edições uma distância equivalente a uma viagem de Curitiba a Salvador, ida e volta e ainda de quebra uma esticada até Porto Alegre. É o meu filho e é o evento mais importante no ciclismo paranaense em numero de participantes, em regularidade e em segurança. Ao menos em segurança era na minha gestão. Tínhamos o índice de 0,01% de acidentes com fraturas em 317 edições, ou seja, era muito seguro.
Ontem fui lá conferir como a Prefeitura está tratando meu filho. Fiquei feliz de vê-lo crescendo saudável. Dos antigos, os dinossauros, muito poucos. Não preciso dizer que poucos me reconheceram. Não importa, afinal os filhos são assim, criados para o mundo!
Apareça por lá! O horário é 20h15min, saída do Largo da Ordem em frente à Sociedade Garibaldi, toda quinta.
Só mais uma coisa - não esqueça seu capacete!

Boa noite!

2 comentários:

  1. OPAZ, eu sou testemunha, comecei a participar acho que em 2002 época em que saia ali do SESC DA ESQUINA, ainda sem o apoio das motokas da puliça. Otima opção para pedalar susse por regiões da cidade (o centrão por exemplo) onde de outra forma seria só stress sendo empurrado pelas charangas... com o bike night é possivel conseguir um ESPAÇO pra pedalar pela cidade. PARABÉNS AO PAIZÃO ROBERTO PELA IDEÍA E INICIATIVA.

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Pena Curitiba estar tão longe!! Senão fazia-me convidada!!
    O pior é que em questão de bike sou um zero á esquerda!! Mas gosto de pizza!!
    Boas vibrações!! Beijo deste lado do Atlântico!!!

    ResponderExcluir