quinta-feira, 15 de julho de 2010

Os Inimigos maiores

De todas as dificuldades que vou ter na minha jornada, talvez a pior delas será o frio. Esse vilão combinado com garôa, produz uma mistura extremamente desconfortavel. Esse desconforto, velho conhecido meu, começa com a sensação de "ir perdendo os pés", como se pouco a pouco, os pés começassem a formigar e você a perder o cntato com eles. 
A seguir vem a sensação de dedos murchos dentro da luva molhada. E não tem conversa, não adianta torcer as luvas, pois elas já estão molhadas.
Pensa que é só isso? Não! Tem mais! A terceira sensação, que eu qualifico como a pior de todas, é justamente a perda do tato, esse sentido humano, para o qual não se dá tanta atenção. Só tem a real noção da importância do tato, quem já passou a madrugada pedalando na chuva e com frio de 9 graus, que é multiplicado pelo vento ao pedalarmos.
Aconteceu comigo. Nessas condições descritas acima, em um Audax 300 km em Porto Alegre. Chegou uma altura durante a prova, que eu já não sentia o trocador de marchas da speed que usava. Aí ficou ainda pior com a irritação que me causava a troca de marchas errada.
Vou testar uma nova tentativa de solução para o frio e garoa. Tenho para mim que luva molhada não dá mesmo! Então o que fazer? Luva cirúrgica por cima da luva de ciclismo! Ao menos posso garantir mãos secas, embora geladas.
O cansaço é outro inimigo terrivel. Para este, tenho uma estratégia -> "POUPAR", ser mesquinho mesmo! Poupar tudo o que puder de energia. Vou usar o reverso da técnica de pedalar um dia sem se preocupar com o de amanhã, ou seja, ter em mente que após concluir o primeiro trecho tenho ainda 6 outros para fazer. Deve funcionar!
O terceiro inimigo poderá ser quebras na bicicleta, pneus cortados e/ou muitos pneus furados. Quanto a este, não há muito a fazer, a não ser procurar manter os pneus sempre calibrados e ficar de olho no acostamento.
O resto é comigo!
Boa noite

5 comentários:

  1. Com certeza o frio, aqui tá danado, mas o pior inimigo sabe quem é ,a gente mesmo, nós impomos nossos limites e nossas barreiras,....portanto, vc já é um vencedor..Abração..Célia

    ResponderExcluir
  2. Frio! Que frio! Existe algum frio que vença um homem que já ultapassou tantas barreiras na vida!! Força meu amigo que o calor dos corações que te apoiam vai contribuir, na certa, para ultrapassar um glaciar!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Roberto,
    Vc tem o email de Luciane Martins, de Itajaí?

    ResponderExcluir
  4. Caro colega!!!!!! Como ciclistas que pedalamos longas distancias sabemos que o psicologico é 50% do desempenho.Por isso não podemos ficar sofrendo antecipadamente pelas condições do tempo e distancia.Temos que nos previnir para estes precauses e partir em busca do sonho.Força que vc consigirá.Vc ja é um vencedor e temos certeza disso.
    Abrços e Vá de Bike.
    Zoanir Cunha

    ResponderExcluir