domingo, 11 de julho de 2010

Um treino para ser esquecido

Que dia!
Sai cedo de casa em direção ao posto de gasolina próximo da rodoviária, local de encontro para pedal meu e do Pegorini. Sai bem agasalhado pois estamos em Curitiba, tudo é possível em termos de clima!
Cheguei no local já transpirando, fazia um calor abafado, típico de chuva... Chegou o parceiro e partimos, eu pedalando solto, tranquilo, com a musculatura já aquecida. Estava no dia!
Iríamos subir até o Purunã e depois descer de volta a Curitiba. Até aí normal,a subida exige um pouco, só um pouco... Mas o "pouco" foi muito para mim hoje. Não consegui subir a serra de São Luis do Purunã! Dores nas costas (a velha lombar de novo), na coxa esquerda. Estava terrível.
Passamos uns 200 metros da entrada para o Itambé e o Paulo sábiamente, aconselhou - "vamos voltar, a última coisa que nós queremos agora é uma contusão". Concordei e voltamos vagarosamente.
Eu simplesmente não tinha força para empurrar os pedais! Triste! De parada em parada, conseguimos chegar em Campo Largo.
Um pouco antes, em uma das paradas, me emocionei e chorei muito, alí na beira da estrada, pensando no desafio e em como me sentia impotente diante de músculos que não reagiam ao duro treinamento que tenho feito.
Honestamente, todo o peso desses pensamentos caiu sobre mim e me senti pequeno diante de tamanha distância. 

Tentei achar um significado para a situação e, imediatamente veio à minha cabeça a resposta.
"Vença uma etapa por dia...  Sem pensar no todo... Sem pensar que são 800 km.
Pense nos 120 quilômetros que o separam de Joinville, como se Joinville fosse a meta final..
Senti um alívio! Claro! É isso mesmo... exatamente a mesma lição de vida que recebi de um estranho, fazem quase 30 anos, quando estava muito depressivo e no começo do tratamento. A maior lição da minha vida!
"Viva um dia de cada vez, sem pensar no que poderá acontecer amanhã. Amanhã é outro dia, outra etapa...
Boa noite

8 comentários:

  1. Realmente a vida é um aprendizado, um dia d cd vez, coloque sua vida, sua viagem nas maos de Deus , ele poderá te ajuda,r asssi como seu amigo,a trinat anso atrás,.Um bom sia, e bom início de semana. Célia

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Célia! Cada dia mais próximo!

    ResponderExcluir
  3. Grande Roberto,
    um dia para ser lembrado. Em termos de números, pedalamos aproximadamente 102 km, em 6h 15m, o que nos remete a uma média de quase 20 km/h, considerando ainda aquela polenta da Jusita. Quebramos um jejun de pedalarmos junto de quase dois meses. "Assuntamos" uma barabaridade. Não é um dia para ser esquecido, e sim para lembrar com carinho as lições aprendidas.
    Aproveitando, visite
    http://wp.clicrbs.com.br/ogregario/?topo=77,2,18

    Abraços
    Paulo Pegorini

    ResponderExcluir
  4. Querido Roberto...vou mandar pra vc por e-mail um texto que escrevi apenas pra mim, não mandei pra ninguem, guardei e agora resolvi te mandar depois que li esse seu relato. Pode não te servir pra nada, mas também pode te servir de incentivo. Bom...acredito que mal não ia fazer rsrs. A palavra é meta, trace metas em sua mente e nunca pense que serão 800km, pense que serão 50, 100km. Deixe pra viver uma coisa de cada vez. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Paulo e GIselle!
    Muito obrigado! Às vezes a gente se perde um pouco e deixa de achar divertido pedalar, mas só às vezes!

    ResponderExcluir
  6. HEY! Que é isso? Nada de desanimo! Sabes bem que aprendemos com o bom e com o menos bom! Não te quero assim! Força Roberto! A vida é feita de etapas, assim como vai ser esse teu desafio!
    Um dia de cada vez e para ser vivido como se fosse o ultimo! Esse é o meu lema.
    BEIJOCAS

    ResponderExcluir
  7. ROBERTO,
    Os companheiros da APASC perguntam por que sua viagem não tem uma escala em Floripa.
    De qualquer maneira estamos aqui para apoiá-lo.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir